Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa, qual importância deles?
A saúde financeira de uma empresa é afetada por diversos fatores alheios aos seus desejos. Além de fatores internos – como competência gerencial e nível tecnológico, por exemplo – há os fatores externos, cuja lista engloba decisões governamentais, conjuntura econômica, concorrência, entre outros.
Um grande número de empresas possui dificuldade em avaliar suas situações econômicas e financeiras. E isso, como você deve concordar, dificulta no processo de tomada de decisão. Uma decisão incorreta, ou fora do timing, é uma das principais causas para o insucesso de um negócio.
O Ciclo Operacional e o Ciclo de Caixa são obtidos através dos Indicadores de Atividade da empresa, ou seja, prazo médio de estocagem (PME), prazo médio de recebimento (PMR) e prazo médio de pagamento (PMP).
O ciclo operacional é a soma do PME + PMR, portanto é a soma do período em que a empresa comprou o produto e o mesmo ficou armazenado em estoque acrescentando o período que a empresa demorou para receber o valor pelo produto vendido. PMP é o tempo médio que a empresa demorou para pagar seus fornecedores. Ciclo de Caixa é obtido da seguinte maneira: Ciclo Operacional – PMP = Ciclo de Caixa
Situação 1: Supondo que uma empresa obteve um PME de 30 dias e um PMR de 35 dias, chegamos a um Ciclo Operacional de 65 dias. Se esta empresa obteve PMP de 25 dias isso significa que o seu Ciclo de Caixa foi de 40 dias, ou seja, a empresa vai receber suas vendas com 65 dias, mas vai pagar seus fornecedores com apenas 25 dias, neste caso a empresa precisará de recursos para financiar os seus clientes durante 40 dias.
Quanto menor for o Ciclo de Caixa melhor será para a empresa, no caso exposto anteriormente a empresa precisa melhorar o seu desempenho, reduzindo seu PME e seu PMR para assim diminuir seu Ciclo Operacional, ou conseguir com os fornecedores um maior prazo na compra de produtos (PMP).
Situação 2: Supondo que a empresa obteve PME de 10 dias e PMR de 30 dias, chegamos a um Ciclo Operacional de 40 dias, supondo que o PMP da empresa foi de 45 dias chegamos a um Ciclo de Caixa de ( – ) 5 dias, isso significa que os cliente estão sendo totalmente financiados pelos fornecedores, a empresa está comprando, estocando, vendendo e recebendo o valor de suas vendas para só depois pagar seus fornecedores. Este caso apresenta a melhor situação para a empresa, mas caso não seja possível ter um Ciclo de Caixa negativo, a empresa precisa reduzi-lo o máximo possível.
É importante para a empresa, sempre buscar alternativas que resultem em ciclos financeiros reduzidos, observando sempre as limitações do mercado e o setor econômico inserido.
Com ciclos menores temos o aumento do giro de negócios, proporcionando maiores retornos sobre os investimentos. No exemplo acima temos um ciclo financeiro de 72 dias, isso significa dizer que durante 1 ano (360 dias) a empresa gira 5 vezes. Observe que após o pagamento a fornecedores, a empresa começa a financiar suas atividades com seu próprio capital de giro. Abaixo temos a diminuição do ciclo financeiro estendendo o pagamento a fornecedores de x' para x''. Outras medidas seriam a antecipação de vendas e de seus respectivos recebimentos.