Como podemos integrar informações financeiras com métricas operacionais?
O mercado de gestão financeira vem se expandindo continuamente , tornando cada vez mais importante sua atuação.
A atual realidade dos mercados – com retornos mais baixos, níveis altos de volatilidade, elevada competição por receitas de intermediação financeira e crescente pressão regulatória – exige uma abordagem estruturada na gestão de riscos financeiros ,como uma ferramenta estratégica para que as empresas atinjam seus objetivos de negócio.
Em um mundo globalizado e fortemente regulamentado, é preciso levar em conta novos fatores e variáveis, que exigem metodologias e tecnologias de gestão de riscos mais avançadas. Paralelamente, a integração da gestão com os ambientes estratégico, tecnológico e de processos de negócios, representa um importante desafio e uma grande oportunidade.
Muitas plataformas Financeiras como o Audtax-Compliance Financeiro ,podem auxiliar na análise de métricas operacionais criando uma imagem mais rica, e completa do negócio, onde o controller assume um papel de provedor em recursos financeiros.
Acreditamos em um conceito focado em performance, mesclando dados financeiros e métricas operacionais.
Identificar oportunidades;
Em virtude do envolvimento completo em praticamente todas as transações da contabilidade e financeira, os controllers têm uma perspectiva única sobre o desempenho corporativo, e serão capazes de identificar oportunidades sutis (e outras não tão sutis) para maximizar as receitas e minimizar os gastos.
As métricas operacionais medem a eficiência e a efetividade dos processos, tais como;
Taxa de Perda de Clientes
A métrica do cenário Taxa de Perda de Clientes, calcula a taxa de perda de clientes para o cenário.
Taxa de Acidentes
A métrica de taxa de acidentes, calcula a quantidade de acidentes em um determinado periodo,
Essas informações são analisadas, demonstrando quais impactos terão no Financeiro.
As métricas financeiras servem como termômetro para a gestão. Através delas, você consegue entender como está o desempenho das operações financeiras do seu negócio.
Toda a organização irá se beneficiar com uma equipe financeira que compreende e controla os possiveis riscos financeiros, implementando processos mais eficientes, e desenvolvendo uma compreensão mais profunda das métricas financeiras e operacionais do negócio.
Algumas métricas financeiras importantes que precisam ser acompanhandas com KPIs (Indicador-Chave de desempenho) são: lucro, capital de giro, faturamento, endividamento, crescimento da receita, fluxo caixa e etc.