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A arte da gestão de uma crise, estratégia de redução de custos.

À luz dos recentes acontecimentos, levaram-me a refletir.

Quando foi a última vez que vimos empresas ou pessoas administrar de forma eficaz uma crise?

Infelizmente, eu não consegui pensar em um único exemplo. Tenho ouvido os especialistas aconselharem como podemos fazer, mas dificilmente, eu os vejo executar.

O importante neste momento é alinhar uma estratégia de redução de custos.

Receita (-) despesas = lucro líquido.

Sabemos que reduzir as despesas aumenta o lucro líquido, pelo menos a curto prazo.

Mas o corte das despesas erradas podem ter efeitos desastrosos sobre os resultados a longo prazo. Formal ou informalmente, todas as decisões de reduzir uma despesa são o resultado de uma análise de custo-benefício. Cada vez que você recebe uma opção para aumentar ou reduzir algum investimento, você precisa determinar qual benefício terá a empresa, e decidir se o valor deste benefício é maior do que a despesa.

A redução de custos envolve analisar as despesas fixas que a empresa contratou. O maior erro que os líderes podem cometer ao decidir quais as despesas devem ser eliminadas, é analisar a despesa dentro de um contexto individual. Essa análise deve ser feita sobre o contexto organizacional. Ao transformar a redução de custos em otimização de custos ou processos, você estará adicionando uma estratégia onde terá um benefício real.

Aqui estão três dicas de otimização de custos que devem constituir sua estratégia.

Aumentar a eficiência.

Identificar áreas onde a eficiência pode ser adquirida, a fim de eliminar a despesa. Certas alterações podem resultar em uma economia quase que imediatamente com investimento de pouco dinheiro inicialmente. Por exemplo : a implementação do Salesforce.com, para te ajudar no controle e gerenciamento de vendas, outro exemplo, o investimento na plataforma AudtaxCard, para auditar todas as suas vendas em cartões com fluxo financeiro de recebimento bancário. Ou então, um sistema de documento eletrônico seguro para eliminar o custo mensal de entrega de documentos em papel.

Melhorar o alinhamento.

Dê uma olhada em todas as iniciativas em curso em toda a organização. Identifique os objetivos, ou seja, as principais áreas onde a empresa deve se destacar e ter foco.

Quaisquer iniciativas, bem como a despesa associada a elas, que não suportem um objetivo que leva ao sucesso, devem ser eliminadas imediatamente.

Invista certo agora.

Identifique iniciativas em que a economia de custos possa ser realizada a médio ou longo prazo. Em seguida, determine o investimento financeiro necessário para essa iniciativa. Muitas vezes, um investimento no front-end ou PDV (Ponto de Venda) especialmente em tecnologia da informação, resulta um ROI (Retorno sobre o Investimento) positivo de forma relativamente rápida. Por exemplo: através da modernização da infra-estrutura de TI para a nuvem privada, baseada em computação unificada, reduziria significativamente os custos com servidores, firewalls, licença de softwares e etc.

Se você está procurando maneiras de aumentar a eficiência e melhorar os processos, a fim de atingir a redução de custos futuros, certifique-se de considerar todas as despesas.

Estratégias de otimização de custos não podem ter foco pontual, o foco precisa de múltiplas perspectivas em toda a organização, para garantir que as reduções das despesas ou custos, não resulte em consequências negativas não previstas.

As organizações bem sucedidas visualizam a otimização de custos como um exercício de melhoria continua, que resulta em um equilíbrio saudável de redução de custos e inovação, ajudando assim, a empresa a alcançar os resultados esperados.

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