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Como a tecnologia está mudando a maneira como as empresas fazem Conciliação Contábil.

Diariamente , empresas fazem pagamentos e recebimentos em suas contas bancárias.

Essas informações, precisam ter um relacionamento direto com o departamento financeiro.

Iremos mostrar uma visão mais prática do que é a Conciliação Contábil.

Conciliação Contábil é a análise dos saldos dos extratos bancários, e dos lançamentos realizados pelo departamento financeiro, visando adequar seu saldo à efetiva realidade, promovendo ajustes na escrituração contábil .

É necessário validar se os valores de entradas e saídas das movimentações bancárias diferem do que foi registrado pela empresa no sistema financeiro. Problemas podem acontecer por falha no detalhamento de informações ou mesmo nas soluções de tecnologia usada.

Várias empresas têm dificuldade de fazer a conciliação contábil.

As Informações

Precisamos levantar todas as informaçoes financeiras. Ao iniciar sua conciliação, organize todos os valores a serem checados, depósitos, transferências, vendas de cartão, vendas no boleto bancário, antecipações de recebíveis, cheques , conferências de débitos e tarifas.

Na segunda etapa, para cada um dos tópicos, faça a comparação dos dados. O ideal é fazer um por um, criando tabelas específicas para se ter uma noção clara do que pode estar diferente nas conciliações.

Depósitos, Pagamentos e Transferências

• Separe os depósitos e transferências realizados por você, e os depósitos realizados em sua conta por terceiros.

• Vendas em Cartões – os cartões de crédito e débito, voucher alimentação e outras, possuem uma cobrança de taxa administrativa, que devem ser levadas em consideração.

Para descontar estas despesas de intermediação precisaríamos então de uma conta intermediária.

• Boletos Bancários – As cobranças bancárias por recebimento de boleto, cobram pequenas taxas também.

• Antecipações recebíveis – Nessas modalidades as instituições financeiras oferecem à sua empresa, maior liquidez nas vendas a prazo, antecipando os recursos provenientes de cheques pré-datados, duplicatas, recebíveis de cartão de crédito, entre outros.

Assim, com as operações de antecipação de recebíveis, sua empresa pode dispor de capital de giro a curto prazo para buscar novas oportunidades de negócio, beneficiando ainda mais seus clientes. Essa operação gera despesas, como recebimentos, e deve possuir uma seção própria para validação.

• Cheques – Assim como depósitos e transferências, é preciso separar aqueles emitidos por você dos emitidos por terceiros.

• Tarifas – Quaisquer valores não identificados, bem como outras tarifas emitidas pelo banco, devem ser relacionadas nessa sessão, para que empresários e bancários descubram e ajustem a conta de acordo.

Existe várias ferramentas no mercado que podem auxiliá-lo para que a Conciliação Contábil possa ser feita de forma mais rápida e com menos esforço.

Com base nas informações, montamos um breve roteiro que poderá auxiliar na contratação da ferramenta.

A ferramenta deve possuir verificação completa entre movimentações bancárias e lançamentos financeiros. Além disso, deve permitir a importação ou digitação de extratos bancários, obtendo rapidez e segurança na conciliação de lançamentos.

Conciliação Financeira (Tesouraria/Bancos)

  • Lançamento dos débitos e tarifas bancárias de forma automatizada na tesouraria;

  • Conciliação automática por valor, data e/ou documento;

  • Conciliação manual dos itens não conciliados automaticamente;

  • Conciliação de um valor da tesouraria para vários do extrato ou vice-versa;

  • Consulta das conciliações efetuadas;

  • Reversão de conciliações já realizadas, via tela de consulta;

  • Relatórios das diferenças (analíticos e consolidados).

Conciliação Contábil

  • Conciliação das contas de clientes e fornecedores por data e histórico (nota fiscal e duplicata);

  • Conciliação das contas bancárias por documento;

Relatórios das diferenças (analíticos e consolidados)

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